Metodologia Bilíngue

A partir do ano letivo de 2015, a Educazione Integrata, desde o JARDIM I até o 1º ANO DO FUNDAMENTAL, passará a fazer parte das seletas escolas BilÍngues do Estado de São Paulo.

Este Módulo Bilíngue será introduzido apenas no Período integral, já que o mesmo acarretará um aumento da grade horária para que se cumpra o programa inerente a Língua Inglesa.

Gostaríamos de deixar ciente aos pais que as aulas de Inglês e Italiano, que fazem parte da grade curricular, continuarão sendo ministradas da mesma forma (1 x por semana) a partir do MATERNAL II em todos os Períodos, incluindo os alunos matriculados no Módulo Bilíngüe.

Segundos estudos das instituições Concordia University, York University e Université de Provence, publicado no periódico acadêmico Journal of Experimental Child Psychology, crianças bilíngues não confundem os dois idiomas que aprenderam, como tendem a se focar mais em tarefas e a desenvolver uma atenção melhor do que seus pares monolíngues.

Segundo a pesquisa este resultado se deve ao fato de as crianças bilíngues estarem acostumadas a prestar atenção na diferença entre as duas línguas que conhecem, tanto para ouvir quanto para se expressar.

Conteúdo relevante para as crianças e respeito aos diferentes estilos de aprendizagem

O SYSTEMIC foi desenvolvido ao longo de vários anos, após observações em salas de aula "autênticas" nos Estados Unidos e Inglaterra e levando em consideração os interesses de crianças brasileiras. O conteúdo de matérias escolares faz parte do universo das crianças e é relevante para elas. Com a abordagem inteligente, criativa e lúdica do Systemic, esse conteúdo fica ainda mais atraente para as crianças. As aulas são criadas considerando os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e o conceito de inteligências múltiplas. Assim, os alunos vivenciam o idioma através de atividades variadas.

Método baseado em Language Acquisition

O método se baseia nas teorias de Language Acquisition e em abordagens como Content Based Instruction (CBI), amplamente utilizada para ensinar inglês a estrangeiros que freqüentam escolas regulares nos Estados Unidos da América, e English as Medium of Instruction (EMI), agora em franca expansão no leste europeu e na Ásia. Segundo as teorias de Language Acquisition, o aluno "adquire" (acquires) um idioma estrangeiro se for exposto a conteúdo relevante e compreensível de acordo com seu nível cognitivo. A expressão "aquisição" (acquisition) é utilizada para contrapor a "aprendizagem" (learning) já que, segundo a teoria, a primeira é um processo subconsciente enquanto a segunda é consciente. A grande vantagem da aquisição sobre a aprendizagem é a naturalidade com que a língua é incorporada pelo aluno.

Constante atualização

A flexibilidade do material do Systemic viabiliza sua constante atualização. Novas aulas são propostas e novos projetos de diferentes disciplinas acrescentados.

Qual a vantagem da escola bilíngue?

O custo benefício é enorme porque os pais vão ver que seus filhos irão crescer expostos a outro idioma como acontece com a língua materna em casa. O processo da língua inglesa será semelhante ao da língua de origem. Assim como na língua materna ela será adquirida na infância e naturalmente.

Interdisciplinaridade e inovação

Com o Systemic, o aluno tem aulas de outras disciplinas em inglês. Ele estuda assuntos de ciências, matemática, estudos sociais, artes, educação física e até culinária. Por si só, o Systemic for Schools já se encaixa no conceito de interdisciplinaridade, uma vez que integra o inglês às outras disciplinas. Além disso, muitas das aulas ainda integram mais de uma disciplina. O aluno terá, por exemplo, uma aula de matemática integrada a ciências e tudo em inglês. As aulas de inglês passam a fazer sentido para os alunos já que o idioma deixa de ser simplesmente "estudado" como uma disciplina curricular e passa a ser "usado" para a sua função primordial: a comunicação.

Vantagens do material

Interdisciplinar - aulas de matemática,
ciências, geografia, culinária, e outras.
Construído passo a passo - o aluno recebe a capa do livro e o monta à medida que as aulas são dadas.
Surpreendente - o aluno não prevê o que será estudado. Cada aula é uma surpresa.
Atividades que contemplam os diversos estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas.

anterior